quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ferramenta Text Tool

Ai pessoal!!!

Hoje aprenderemos a ferramenta Texto ( Text Tool ) que serve basicamente para você estar inserindo textos nas suas imagens e etc.

para utiliza-la basta clicar na área de trabalho e começar a escrever rsrsrs!!!!

Bom para editar-mos o tamanho da fonte caso esteja grande ou pequena demais basta usar a barra de propriedades ou segurar a tecla "Q" para  abrir a caixa de redmensionamento.

Na barra de propriedades encontramos as seguintes opções (da esquerda pra direita):


Nome, altura e largura ( W e H ), posição na página ( X e Y ), estilo de letra, espaçamento entre as letras, tabulação (mexe na posição), escalar horizontalemente, espaçamento entre as letras,família e estilo da fonte, tamanho, cor, negrito, itálico, sublinhado, centralizar, alinhar à esquerda, alinhar à direita, filtros ( efeitos ).

Nessa parte de filtros (Filters) selecionando o objeto, clicando nessa opção e escolhendo por exemplo o efeito Inner Bevel abrirá uma nova janelinha com opções de cor, suavização e etc. que servem para incrementar mais a sua arte. Para remover qualquer efeito desejado  basta somente clicar no "V" embaixo da opção filters que automáticamente aparecerá um "X" de cancelamento.

TRABALHO VALENDO NOTA:

CRIAR UM BANNER COM MEDIDAS  468 X 60 FAZENDO UM ANÚNCIO DE QUALQUER PRODUTO DO SITE MERCADO LIVRE.


É isso ai pessoal, na próxima postagem vamos aprender a criar um GIF ANIMADOOOOO!!!!

ATÉ LÁ!!!!

Ferramentas "Carimbo" Dodge e Burn Tool.

Fala galerinha!!!

Hoje postarei a aula que foi dada com a ferramenta "carimbo" ( Rubber Stamp Tool ), a ferramenta Dodge Tool e Burn Tool.

Bom, começando pela primeira ferramenta citada, a ferramenta carimbo tem por finalidade tirar e colocar coisas no lugar que desejar, retirando partes externas da foto. vejamos o exemplo abaixo:
Temos aqui uma figura qualquer em que estaremos retirando o que está escrito na camisa. Com a ferramenta carimbo  situada na barra de ferramentas conseguiremos deixar a camisa toda vermelha
Para isto basta clicar em cima dela, ir no ponto da cor desejada manter pressionada a tecla Alt para captar a cor desejada e começar a substituir na cor onde deseja, que no caso seria a cor branca. Note que no momento em q você capta a cor um sinal de "+" ficara marcado na área onde clicou que siginifica que foi dali onde você retirou a cor. Mais atenção pois conforme for substituindo pela cor desejada esse sinal de "+" vai saindo do lugar o que pode acabar manchando a foto.

Na barra de propriedades você ainda encontra duas opções que são a size (tamanho do pincel) e a edge (deixa o pincel esfumaçado ou rígido).
 Ferramenta Dodge e Burn Tool (barra de ferramentas, sessão de Bitmap) :

A Dodge serve para revelar partes claras da foto como mostra o exemplo:
Nesta foto temos uma mulher e como podemos reparar as sombras projetadas no corpo dela estão muito escuras dando ideia de uma proximidade muito grande do objeto que está fazendo com que a sombra apareça em seu corpo.

Com a ferramenta Dodge basta clicarmos nela e passarmos o pincel sobre a sombra para que a cor mais clara que está embaixo da sombra apareça.  Notem como a parte onde estavam as sombras deu uma clareada.



A ferramenta Burn Tool será usada para fazer o inverso, servindo para revelar as cores escuras.
Na barra de propriedades com ambas as ferramentas vocês irão encontrar a opção Range que abre as seguintes opções:

Shadows: serve para escurecer mais.
Midtones: serve para manter o equilibrio entre as cores (sombra e iluminação).
Highlights:serve para a parte de iluminação.

Por falta de internet em casa ( maldita Velox!!!! ^^ ), não estou conseguindo postar de casa as tão adoradas "tirinhas". Mais assim que tudo voltar ao normal esse blog vai passar a ser mais divertido!!!!

Abraços ai pessoal!







segunda-feira, 27 de junho de 2011

Botões

E ai galera!!!

Bom nesta aula que foi dada vimos as funções do botão Filters , que serve para o seu ajuste das cores. Vamos relembrar!!!

Opção Filters - Adjust color

Auto Levels - Ajusta automaticamente os níveis da imagem.

Brightness/Contrast - Ajusta manualmente contrate e brilho da imagem.

Curves - Permite que você equilibre a posição de luz ou contrate. (Permite adicionar pontos ou remover, dependendo da necessidade da imagem) e também permite que você equilibre as cores nesta opção     

Hue/Saturation - Permite que você equilibre as cores da imagem, podendo adicionar ou remover cores, etc.

Invert - Inverter as cores. (Troca preto por branco, etc.)



Opção Filters - Blur   

Blur -  Permite que embace a foto automaticamente.

Zoom Blur - Adiciona efeito de embaçamento.

Aprendemos também sobre o botão History que fica no canto superior direito do Fireworks. Ele permite que você visualize o histórico de suas ações no programa permitindo que você faça ou desfaça uma ação  e  como duplicamos uma camada ( Layer ) que consiste só em arrastar a camada desejada para a área de criação de uma nova layer.

É isso ai pessoal na próxima aula que foi dada veremos mais algumas ferramentas que serão muito úteis para nós!!!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Marvel vs Capcom 3



Ai galera!

Pra quem gosta de games a Seven de Madureira junto com as outras unidades estão lançando um campeonato desse jogo ai do vídeo que vcs acabaram de assistir. Vamos participar pra gente trazer esse título pra nossa turma!!!!!

A inscrição custa apenas 15 reais e será realizado um campeonato por unidade, portanto temos SIM chance de ganhar!!!

Sem falar nos prêmios né!!!

3º lugar - direito a escolher um jogo no valor de 100 reais.
2º lugar - Nintendo 3DS
1º lugar - um PS3, um Nintendo Wii ou um X Box360

Então, tá esperando o que????

São apenas 200 inscrições... Corra e inscreva-se jááááááá!!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Barra de Propriedades

Olá pessoal!!!

Hoje estarei postando algumas coisas sobre a Barra de Propriedades que fica na parte de baixo da Área de Trabalho do Fireworks.


Para cada ferramenta diferente algo de novo aparece na barra de ferramentas. Então vamos lá?!

Na seção Select, com a ferramenta pointer tool, temos na opção Canvas a possibilidade de mudar a cor da área de trabalho. Na opção Canvas Size temos a opção de redimensionar a nossa área de trabalho. Uma nova janela se abriráe poderá ser feita a mudança através das medidas na opção New Size
( pixels, inches e centimeters ) ou na opção Anchor aumentando o tamanho para onde desejar.


Com a ferramenta Brush tool, temos a opção de escolha da cor do brush,  a expessura do brush, e colocando o cursor em cima da Strike Category aparecem váááárias opções de formas de brushes, a opção Edge significa "dureza" ou "suavidade" do seu brush e na opção Texture existem váááááárias texturas para dar um toque diferentte no seu trabalho. Ao lado existem as opções Opacity que serve para dar transparência ao que foi criado e a Blend Mode que é o modo de mesclagem que dá um resultado legal ao seu trabalho também.

Nas ferramentas Pen e de Retangle tool ( ferramenta de formas ) as opções são as mesmas tendo de diferencial a opção Fill Category que fica acima de Edge e Texture. Esta opção permite que você coloque a cor do seu objeto sólida (Solid), com gradiente (Gradient) e modelar/textura (Pattern). após aplicar estas opções você pode também mexer com o seu gradiente e modelagem aplicados, basta mecher nas linhas pretas que aparecem dentro do objeto. A segunda opção diferente é a Roudness que permite você arredondar as pontas de um objeto. A terceira e última opção é a Filters (+), que abre opções de mudança nas cores (Adjust Color), efeito em 3D (Bevel and Emboss), sombras e luzes (Shadow and Glow) entre outras.


Como estamos trabalhando na parte de Web, é sempre interessante dar nomes aos "botões" das páginas criados por nós, assim facilitando a nossa visualização e edição dos mesmos e para isso basta colocar o nome no canto esquerdo embaixo do nome da figura que foi utilizada para fazer o botão de acesso a pagina e etc como mostra a FIGURA ACIMA.

Bom pessoal essa parte da Barra de Propriedades fica por aqui. Agora é mãos a obra e hora de deixar a criatividade rolar. O que é sempre importante: NUNCA DEIXE DE PRATICAR, POIS A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO!

Até a próxima!!!!

Ferramentas

Olá pessoal!

Bom veremos aqui algumas das ferramentas já vistas por nós.

Na seção Select na barra de ferramentas encontramos as seguirntes ferramentas:

Pointer tool: serve para fazer seleção de objetos e arrasta-los pela área de trabalho.

Crop tool: Cortar a parte desejada da imagem, usar o quadrado e dar dois cliques, assim ficando somente a parte cortada.

Export Area Tool:Corta uma imagem podendo exportar automaticamente. Para escolher esta opção basta manter o botão esquerdo do mouse clicado em cima da

Na seção Bitmap encontramos a ferramenta:

Marquee tool: Seleciona uma parte desejada e permite que você edite somente a parte selecionada. Ctrl + Shift + I = Inverte a parte selecionada, assim podendo proteger a parte selecionada e editar o oposto do que você selecionou. (Pode criar camada somente com a parte selecionada, dando Ctrl + C, clicando na paleta Layer e Ctrl + V)

Lasso Tool: Seleciona um objeto manuelmente, como um lápis, e permite que você selecione um objeto específico (Nuvem, chão, etc.)

Poligon Lasso Tool: Permite que você seleciona um objeto somente com linhas retas. (Objetos quadrados, facilitando a selecioção, como Casas, objetos quadrados, etc.).Para escolher esta opção basta manter o botão esquerdo do mouse clicado em cima da Lasso Tool.

Magic Wand Tool (varinha mágica): Permite que você selecione um objeto automaticamente, variando de acordo com a posição das cores, onde você pode diminuir ou aumentar a tolerância, podendo assim selecionar partes de cores um pouco diferentes. (Shift= Pode selecionar mais partes da imagem, adicionando mais seleções. Ctrl = Remove Seleção desejada. Ctrl + D = Remove toda a seleção)

Brush tool: são artes prontas que facilitam e muito a nossa vida. Os brushes podem ser usados em linhas simples ou em quakquer tipo de forma (quadrado, estrela e etc.).

Na seção Vector encontramos as seguintes ferramentas:

Line tool: serve para fazer linhas retas simples. Basta segurar o botão esquerdo do mouse e arrastar até a área desejada.

Pen tool: serve para veetorizar objetos. Basta clicar uma vez para criar o primeiro ponto, para continuar e manipular a curva para onde desejar basta clicar e segurar o botão esquerdo do mouse e controlar a curva pra onde desejar.Caso a curva não esteja indo pro caminho onde deseja ir, basta segurar a tecla Alt + clicar no uúltimo ponte onde parou.

Retangle tool: são as formas, lá você encontra retangulo, elipse, polígono, setas e etc. Para ver as outras formas exitentes basta clicar e segurar o botão esquerdo do mouse em cima desta ferramenta.

Na seção Color encontramos as ferramentas:

Eyedrooper tool: serve para capturar qualquer cor desejada.

Paint Bucket tool: serve para colorir totalmente qualquer objeto com a cor escolhida.

OBS.:Embaixo dessas duas ferramentas tem a opção da cor da linha do objeto e logo após a cor do objeto a serem definidas.

Na próxima postagem vou estar colocando a aula sobre a Barra de Propriedades.

Até la pessoal!



domingo, 19 de junho de 2011

Iniciando o Fireworks

E ai pessoal!

Agora amigos é mãos a obra! vamos iniciar abrindo o programa, sendo a tela inicial responsável por abrir e criar documentos, além de acessar o site de extensões para o Fireworks. Após iniciar o programa a primeira janela se abrirá.
Para abrir um novo documento basta ir em Create New e selecionar a opção Fireworks document (versão CS4) ou Fireworks File (versão CS5). Para abrir um documento ja existente vá em Open a recent item e selecionar o arquivo q já está ali ou em Open para abrir outro arquivo q desejar.

Caso abra um novo documento em Creat New, a janela New Document se abrirá e nela contém algumas propriedades a serem configuradas como:

Width - define a largura do documento.
Heigth - define a altura do documento.
Resolution - define a resolução do documento
Canvas color - define a cor da área de trabalho, que pode ser trasnparente (transparent), com cor (custom) ou branca que é o padrão (white).
Pronto! Após um novo documento aberto daremos inicio a explicação da barra de ferramentas, onde contém vários recursos para se trabalhar com imagens. Ela é dividida em seis seleções: Select, Bitmap,Vector, Web, Colors e View.

Select: através dela usamos as ferramentas de seleção, redimensionamento, rotação e distorçaõ.
Bitmap: através delas manipulamos os bitmaps.
Vector: contém ferramentas para a manipulação de vetores. Um gráfico vetorialé uma imagem representada por linhas e curvas, os chamados vetores.
Web: contém ferramentas para a manipulação de elementos relacionados com documentos para a internet.
Color: contém ferramentas para a manipulação de cores.
View: contém ferramentas para a visualização de canvas (área de trabalho).
Bom pessoal nno próximo post veremos para que servem cada uma dessas ferramentas.

Até lá!

Estudo das cores, imagens e resolução

E ai pessoal!

Pra começar a nossa primeira aula que foi dada pela Professora Andresa, começamos com o estudo das cores e as sensações que elas causam em nosso dia-a-dia.

Os artistas, designers e arquitetos, usam as cores para causar situações na percepção humana. As cores podem se combinar para geração destes efeitos. Por exemplo, pode se conseguir, com correta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos percentagens de cores proporcionais e relacionadas.
Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazis e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
Outras cores possuem significados diferentes em culturas diferentes, como por exemplo o luto.
A COR, elemento indissociável do nosso cotidiano, exerce especial importância sobretudo nas Artes Visuais.
Na Pintura, Escultura, Arquitectura, Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espectáculo etc, ela é geradora de emoções e sensações.
A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predilecção por determinadas harmonias de acordo especialmente com factores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e directrizes que a arte marca.
Através da teoria da cor, do uso de várias gamas cromáticas, da sua aplicação e experimentação práticas, irão ser ministrados conhecimentos que lhe permitirão descobrir e explorar por si mesmo o mundo extraordinário da "harmonia das cores" e passar a exprimir-se com maior segurança através do cromatismo. Entre tudo cores que combinam ex.rosa e magenta, azul celeste, etc…

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Às vezes, as pessoas no ano novo colocam roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que a cor representa.
Ex: se uma pessoa passa o ano novo de verde, ela pode esperar esperança para o ano seguinte. Muitas pessoas passam de branco, esperando a paz.
  • Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
  • Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
  • Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
  • Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
  • Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
  • Roxo:velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
  • Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
  • Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
  • Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
  • Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
  • Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar.

 MODELOS DE COR.

 CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ("K"ey- do inglês=chave, pois é a base).

CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores.

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).

O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid.

Exitem também outros modelos de cores utilizados como o grayscale, HSL, HSB, HSV, lab e RIB, mais não entrarei em detalhe nesses, se quiserem ve-los clique aqui.

GAMUTS

Na reprodução de cores, incluindo computação gráfica e fotografia, a gama ou gama de cores, é um subconjunto completo de cores . O uso mais comum se refere ao subconjunto de cores que podem ser representados com precisão em uma dada circunstância, como dentro de um determinado espaço de cor ou por um certo dispositivo de saída . Outro sentido, menos freqüentemente usados, mas não menos correta, refere-se ao conjunto completo de cores encontradas dentro de uma imagem em um determinado momento. Neste contexto, a digitalização de uma fotografia, convertendo uma imagem digitalizada para um espaço de cor diferente, ou a saída para um dado meio usando um dispositivo de saída de certos geralmente altera a sua gama, no sentido de que algumas das cores do original se perdem na processo.

IMAGEM

Imagem: significa a representação visual de um objecto.

GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web (www), quer para imagens fixas, quer para animações.

JPEG (ou JPG) é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente se obtém uma compressão com pouco perceptível perda na qualidade da imagem.

PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens como o Adobe Fireworks.


SWF (Shockwave Flash) é um formato de arquivo de aplicações web, criado pela Macromedia, atualmente adquirida pela Adobe. Tem por característica suportar conteúdo multimídia, além de ser relativamente leve, e por esse motivo é usado extensivamente na Web para inserir conteúdo multimídia em sites. O formato também é utilizado para desenvolver animações e gráficos em outros meios, como filmes em DVD e anúncios de televisão.O objetivo principal do formato SWF é criar arquivos pequenos que permitam a interatividade e que rodem em qualquer plataforma. Atualmente é compatível com a maioria dos navegadores Web, por meio de plugins, e com a maioria dos sistemas operacionais.


RESOLUÇÃO

O termo resolução é freqüentemente usado como uma contagem de pixels em imagens digitais, ainda que os padrões norte-americanos, japoneses e internacionais especifiquem que isso não deve ser usado, ao menos no campo das câmeras digitais. Uma imagem de N pixels de altura por N pixels de largura pode ter qualquer resolução inferior a N linhas de altura da imagem ou N linhas de TV. Mas, quando a contagem de pixels é referenciada como resolução, a convenção é descrever a resolução em pixels como o conjunto de dois números positivos inteiros , em que o primeiro número é a quantidade de colunas (largura) de pixels e o segundo é número de linhas (altura) de pixels; algo como 640 x 480, por exemplo.Abaixo seguem algumas resoluções existentes:

640 x 480
800 x 600 (resolução padrão utilizada nos sites)
1024 x 768

Termos usados:
fastfood: É nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas  e servidas em um intervalo pequeno de tempo.

quadricromia: refere-se comumente ao processo de impressão que emprega o sistema CMYK para reproduzir uma gama variada de cores a partir de quatro cores básicas.

bits: é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida.

pixels: é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Bem pessoal chegamos ao fim da primeira aula, chegamos agora na parte que todos nós gostamos que é a pratica com o programa.Na segunda aula aprendemos a mexer com as ferramentas de seleção que será explicado na próxima postagem.

Até mais pessoal!


Entendendo o conceito de web

Bem pessoal neste módulo aprenderemos toda a parte de web e o primeiro programa que aprenderemos será o Firewoks.
O objetivo deste módulo é ensinar a resolvever problemas de utilização de imagens e cores especificas para web, apresentar os diferentes estilos e técnicas de concepção de programaçao visual e navegação de websites e correção de banners e interfaces para web, fundados em conceitos tradicionais de programação visual adaptados a novas necessidades de tecnologias de internet/intranet.
Bem, dito isso, partiremos na próxima postagem para nossa primeira aula em que o tema trata-se do estudo das cores, imagens e resolução de imagens.

Termos utilzados: 

web - A World Wide Web (que em portugues significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hípermidia que são interligados e executados na internet.

websites - é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web.

banners - é a forma publicitária mais comum na internet, muito usado em propagandas para divulgação de sites na internet que pagam por sua inclusão.

interfaces - O conceito de Interface é amplo, pode se expressar pela presença de uma ou mais ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações, seja ele material, seja ele virtual. O dicionário define interface como o conjunto de meios planejadamente dispostos sejam eles físicos ou lógicos com vista a fazer a adaptação entre dois sistemas  para se obter um certo fim cujo resultado possui partes comuns aos dois sistemas, ou seja, o objeto final possui características dos dois sistemas.

internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP(conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede), que permite o acesso a informações e todo tipo de trasnferencia de dados.

intranet - é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da internet. Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

Obrigado pessoal!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Primeira postagem

E ai pessoal!

Essa é a primeira postagem de muitas que CONCERTEZA postarei aki...

Este blog tem por finalidade transmitir o conteúdo aplicado em sala pela nossa Professora Andresa, trazer ideias de outros sites, blogs e tutos para melhor entendimento de todos...

Bom, espero corresponder as espectativas e as opniões aqui serão sempre bem-vindas para a melhoria de NOSSO blog!!!

abraços